Pastel Assado

Massa
1 lata de refrigerante guaraná (350 ml)
1 kg farinha de trigo (sem fermento)
300g de margarina (temperatura ambiente)
Sal a gosto
1 colher (café) fermento em pó
1 gema de ovo (para pincelar)
50g de gergelim para decorar (opcional)
Recheio
1 kg de peito de frango cozido e desfiado
1 cebola média picada
1 dente de alho
2 colheres de sopa de óleo
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Salsinha picada a gosto
Massa
Em uma bacia, coloque a margarina, uma pitada de sal, a farinha de trigo e o fermento, misture com uma colher e em seguida com as mãos vai amassando para dar liga (sem sovar) acrescentando aos poucos o guaraná até a massa desgrudar das mãos, deixe descansar por 30 minutos. Abra com um rolo e corte a massa em círculos usando um cortador ou um copo. Coloque o recheio, no centro de cada disco, unindo as pontas para fechar o pasteizinhos e com um garfo pressione as laterais para vedar bem. Coloque em uma assadeira, polvilhada com farinha de trigo e pincele os pasteizinhos com gema de ovo batida e uma pitada de gergelim, leve para assar em forno pré-aquecido a 200 °C, por cerca de 25 a 30 minutos, ou até ficarem douradinhos.
Recheio
Em uma panela coloque o óleo e a cebola picadinha, deixando refogar até murchar. Junte 1 dente de alho amassado, deixando dourar levemente, tempere a gosto com sal e pimenta. Misture tudo e refogue, acrescentando depois o frango cozido e desfiado e o cheiro verde a gosto, tornando a misturar. Prove e acerte o sal, se for preciso. Transfira para um recipiente e reserve para esfriar até o momento de utilizar, enquanto prepara a massa.
Dica
Essa mesma massa pode ter vários tipos de recheio, como acrescentar uva passas ao frango, fazendo assim um pastel agridoce; rechear com carne moída, carne seca, presunto e mussarela, milho com requeijão, bacalhau; opções doces, como banana com canela, queijo com goiabada, doce de leite com coco, entre outros.




