Voltar para a 1ª página
Estudantes de Avaré, SP, criam bengala robótica para idosos

 

Na próxima segunda-feira (26), estudantes de Avaré (SP) participam da 4ª edição do Torneio Sesi-SP de Robótica que, no ano de 2012, tem como tema: “Senior Solutions”. A competição será realizada em Votorantim (SP).

Durante o evento, os alunos irão apresentar uma bengala desenvolvida por eles com a promessa de auxiliar idosos. Entre as funções do equipamento destaque para um sistema de alerta sobre horário de medicamentos e um reservatório de água.

Os alunos são do Centro Educacional Sesi 300. O equipamento desenvolvido por eles, batizado de ‘Benga 300’, tem como diferencial um fácil sistema de programação, no qual o idoso programa os horários de tomar seus medicamentos e, na hora exata, a bengala emite um sinal sonoro e um led colorido ilumina o compartimento que contém a medicação correta, evitando confusões no uso dos medicamentos. Além disso, a bengala vibra no momento programado e possui um compartimento térmico de até 200ml com água para auxiliar o idoso na ingestão dos remédios.

O principal objetivo desse projeto é desenvolver a autonomia da pessoa idosa, tornando-o independente, engajado e conectado, consequentemente, melhorando a qualidade de vida. A unidade recebeu ainda um tapete fabricado na Dinarmaca com missões para que os alunos desenvolvam através da robótica soluções para os problemas enfrentados pelos idosos no dia a dia, tais como: cultivar o jardim, esquecer o fogo aceso, dentre outros.

Fonte: g1.globo.com

Dedo de Prosa Produções
Rua Riachuelo, 1452 - Sala 205
Bairro Padre Eustáquio
30720-060 - Belo Horizonte/MG



Telefone: (31) 3413-7507
dedodeprosa.tv@uol.com.br
Youtube Oficial
facebook.com/programa.dedodeprosa
facebook.com/encontronacionaldedodeprosa