Voltar para a 1ª página
Cerca de 300 idosos participam de mobilização em praça de Cuiabá

 

Cerca de 300 pessoas participaram nesta segunda-feira (1º) da comemoração ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, realizada na Praça Alencastro, em Cuiabá. De acordo com a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH), o evento, que foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Pessoa Idosa, contou com serviços na área de saúde e de orientação ofertados à população.

O público presente também contou com uma série de atividades culturais. A estimativa do Censo 2010 (IBGE) é a de que residam na área urbana e rural da capital 48 mil pessoas com faixa etária acima de 60 anos.

Segundo o Conselho Municipal, a carteira do idoso está disponível em 86 unidades de saúde de Cuiabá e durante o evento os documentos foram distribuídos para a população. Conforme informações da secretaria, a ação finaliza uma semana inteira dedicada ao debate e reflexões sobre os direitos conquistados e realmente executados com destinação a pessoa idosa. Saúde, educação, cultural, lazer, assistência social, foram alguns dos temas debatidos.

“Acho muito bom que existe essa preocupação com a nossa qualidade de vida. Já trabalhamos muito para o desenvolvimento e não podemos ficar encostados, esquecidos. Somos cidadãos”, alertou o aposentado José Camilo, de 73 anos.

Um dos temas abordados durante o Dia Nacional da Pessoa Idosa trata-se da violência contra a pessoa idosa, que foi abordada com a realização de uma peça teatral. Além disso, Os direitos garantidos, os deveres de familiares, assim como os direitos à saúde e acompanhamento em caso de internação para aqueles com mais de 65 anos também foram temas abordados na ocasião

De acordo com Leila Fortes, assistente social do Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, durante as comemorações, um grupo composto por 12 pessoas idosas que permanecem abrigadas na instituição também participaram das atividades recreativas. Segundo ela, todos receberam edições atualizadas do Estatuto do Idoso e se mostraram interessados e curiosos sobre a programação.

Fonte: G1

Dedo de Prosa Produções
Rua Riachuelo, 1452 - Sala 205
Bairro Padre Eustáquio
30720-060 - Belo Horizonte/MG



Telefone: (31) 3413-7507
dedodeprosa.tv@uol.com.br
Youtube Oficial
facebook.com/programa.dedodeprosa
facebook.com/encontronacionaldedodeprosa