Voltar para a 1ª página
Estudantes contam histórias para idosos - projeto Um Dedo de Prosa

 

Em Patu (RN), orientados pela professora Vioneide Linhares, um grupo de 40 estudantes do 7º ano da escola estadual Dr. Xavier Fernandes, desenvolveu o projeto “Um Dedo de Prosa”, que estimula contar história aos idosos da cidade e obteve reconhecimento nacional.

Projeto estimula aprendizado entre diferentes gerações

Para dar início ao projeto, que teve inicio no ano passado, os jovens mapearam as ruas da região para verificar a presença de pessoas da terceira idade nos bairros. A iniciativa foi muito bem recebida e os idosos generosamente abriram as portas de suas casas para os estudantes que levaram contos, crônicas, cordéis e demais histórias. “As visitas a  foram agendadas junto às famílias e a escolha do texto era livre dos alunos”, conta a professora Vioneide, que leciona língua portuguesa.

As “contações de histórias” rapidamente se popularizaram entre os 12 mil patuenses e se tornaram uma agradável forma de aprendizado e troca de experiências entre diferentes gerações. Além de mudar a rotina dos idosos, o projeto ‘Um Dedo de Prosa’ também resultou em uma melhora visível na habilidade de leitura dos estudantes, que pretendem retomar as leituras no próximo semestre deste ano.

Com o projeto, a escola de Patu foi finalista da 1ª edição do Desafio Criativos da Escola, uma iniciativa que reconheceu, no ano passado, histórias de transformação em todo o Brasil. Recebemos 419 inscrições de todo o país e selecionamos 16 escolas finalistas, sendo que cinco foram premiadas para o entusiasmo da professora Vioneide Linhares.  As inscrições para a segunda edição do Desafio Criativos da Escola já estão abertas. Os interessados podem enviar tanto projetos já finalizados quanto aqueles que ainda estejam em andamento até o dia 15 de outubro de 2016, pelo site do Criativos da Escola (http://www.criativosdaescola.com.br).

Fonte: Tribuna do Norte

Dedo de Prosa Produções
Rua Riachuelo, 1452 - Sala 205
Bairro Padre Eustáquio
30720-060 - Belo Horizonte/MG



Telefone: (31) 3413-7507
dedodeprosa.tv@uol.com.br
Youtube Oficial
facebook.com/programa.dedodeprosa
facebook.com/encontronacionaldedodeprosa