Voltar para a 1ª página
Professor que dá aula de dança para idosos vence Prêmio Bom Exemplo

 

“Tenha amor, tenha paixão e respeito. E vamos embora. Acho que é por aí”, disse o bailarino e professor de educação física, Renato Ventura, vencedor do Prêmio Bom Exemplo 2016 na categoria Cidadania. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (4), durante um evento realizado na sede da TV Globo Minas. O prêmio destaca pessoas e entidades que contribuem para melhorar a qualidade de vida.

Renato dá aulas de dança gratuitas para pessoas da terceira idade. Os alunos se reúnem duas vezes por semana no Centro de Referência do Idoso e no Espaço Cultural do bairro Padre Eustáquio, na Região Noroeste de Belo Horizonte. As aulas resgatam a confiança e a autoestima através da dança, da atenção e do carinho dados por Renato.

O diretor regional da TV Globo Minas, Marcelo Matte, disse que nunca o país precisou tanto de bons exemplos como agora. “As pessoas precisam apenas de referências para que elas sejam motivadas a fazer o bem”, disse. 

O Bom Exemplo ainda distribuiu prêmios em outras oito categorias: Ciência, Cultura, Economia e Desenvolvimento de Minas, Educação, Esporte, Inovação, Meio Ambiente e Personalidade do Ano.

Ciência
Evando Mirra iniciou sua carreira como pesquisador no Grupo do Tório do Instituto de Pesquisas Radioativas de Minas Gerais. Realizou o Mestrado na COPPE /UFRJ, onde trabalhou em propriedades mecânicas de ligas superplásticas. Sua pesquisa deu origem a uma gama de produtos hoje utilizados pela indústria automobilística. São materiais mais leves, de elevada resistência mecânica e de grande resiliência. Além de garantir melhor desempenho e mais segurança, eles permitem ainda reduzir o consumo de combustíveis, assegurando economia energética e ganhos ambientais.

Cultura
O Projeto Arte Favela surgiu no Bairro Goiânia, na Região Noroeste de Belo Horizonte, pelas mãos de Hely Costa. Para mudar uma realidade de conflitos na região envolvendo adolescentes, em 2003, ele usou uma esquina do bairro para desenhar cartuns e caricaturas na intenção de atrair a curiosidade de crianças e adolescentes. Cerca de mil jovens já participaram diretamente do projeto. Os participantes têm idades entre 12 e 30 anos.

Economia e Desenvolvimento de Minas
Tiago Maranhão é CEO de umas das maiores empresas de inovação tecnológica de Minas Gerais, o Centro Suíço de Eletrônica e Microssistemas (CSEM). Ele desenvolve soluções para a indústria baseadas em tecnologias sustentáveis. Em novembro de 2015, inaugurou no bairro do Horto, na Região Leste de Belo Horizonte, a Sunew, que visa produzir filmes plásticos orgânicos para conversão de energia solar em elétrica. A fábrica mineira já nasce como uma das maiores do mundo no segmento.

Educação
Formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Beatriz Alvarenga é professora Emérita da UFMG. Ela publicou, em parceria com Antônio Máximo, o livro “Curso de Física”, obra fundamental no ensino da disciplina. Publicada pela primeira vez em 1970, a obra fez tanto sucesso que foi traduzida para o espanhol pela editora da Universidade de Oxford. Após rigorosa avaliação da comissão editorial da universidade, o livro foi lançado e distribuído para toda América Latina.

Esporte
A dupla mineira formada pelos tenistas Bruno Soares e Marcelo Melo vai representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Bruno foi campeão de duplas mistas do US Open 2012 e foi campeão duas vezes do Aberto da Austrália em 2016, dupla masculina e dupla mista. É o atual número 3 do mundo no ranking de duplas. Marcelo foi o primeiro tenista do mundo a tirar os irmãos Bryan, que dominavam o circuito de duplas desde 2003, do topo da lista de duplas. É o primeiro brasileiro a atingir o número 1 do ranking de duplas, em 2 de novembro de 2015. Já conquistou 19 títulos do circuito mundial.

Inovação
Rosana Antunes se dedica ao estudo e à pesquisa para a redução dos acidentes de trânsito desde 1991. Ela criou um equipamento desenhado inicialmente para auxiliar a locomoção de sua mãe Rosa, que ficou paraplégica depois de um acidente de carro. Rosana sonhava em vê-la novamente de pé, substituindo a cadeira de rodas para fazer tarefas simples. Ela desenvolveu o protótipo de um aparelho locomotor multifuncional, que permite a pessoas com determinados tipos de paraplegia ficar de pé, se locomover e executar várias tarefas. O nome Up Rose (“de pé, Rosa”) é uma homenagem à mãe.

Meio Ambiente
O jornalista Hiram Firmino é um dos pioneiros na cobertura dos assuntos de meio ambiente em Minas Gerais. Foi presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais (Feam), secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte e fundador da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anama). Hiram Firmino recebeu dois Prêmios Esso de Jornalismo. Atualmente é diretor e editor da Revista Ecológico.

Personalidade do Ano
O juiz da Vara Criminal e da Infância e Juventude de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Juarez Morais de Azevedo, é a Personalidade do Ano do Prêmio Bom Exemplo 2016. Ele foi reconhecido pelos integrantes do júri por sua atuação na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Nova Lima (APAC).

Homenagem Especial
Marcos Pinotti Barbosa foi considerado um dos 100 cientistas mais importantes do mundo. Na Universidade Federal de Minas Gerais, ele foi responsável por três laboratórios de pesquisa que realizam trabalhos nas áreas de engenharia cardiovascular, engenharia de reabilitação e desenvolvimento de instrumentos e dispositivos para diagnóstico e terapia. O professor foi autor de 52 patentes. Ele faleceu na Rússia em janeiro deste ano.

O Prêmio Bom Exemplo é uma iniciativa da TV Globo Minas, em parceria com a Fundação Dom Cabral, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o jornal O Tempo.

Fonte: G1

Dedo de Prosa Produções
Rua Riachuelo, 1452 - Sala 205
Bairro Padre Eustáquio
30720-060 - Belo Horizonte/MG



Telefone: (31) 3413-7507
dedodeprosa.tv@uol.com.br
Youtube Oficial
facebook.com/programa.dedodeprosa
facebook.com/encontronacionaldedodeprosa