Voltar para a 1ª página
Oficina de Memórias ajuda no envelhecimento ativo e saudável

 

Moradoras do Aglomerado Morro das Pedras apresentam para a comunidade o trabalho da Oficina de Memórias-Jogos de Afeto. A atividade integra o Programa de Amparo à Pessoa Idosa, realizado pela Caritas da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santo Agostinho, e Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Nova Granada, em parceria com o Galpão Cine Horto/ Instituto Unimed BH. O programa oferece, também, oficinas de artesanato, alfabetização, direitos da pessoa idosa, esporte, lazer e saúde, em seis encontros semanais. Além disso, os idosos são acompanhados pela assistente social Jucinéia Mendes.

A apresentação reuniu amigos e familiares das 22 senhoras que integram o grupo, no espaço de convivência da Igreja Divino Espírito Santo, na quarta-feira, dia 8 de julho. Elas fizeram exercício cênico, interpretando o crescimento de uma rosa, e no quadro Chutando o Balde – proposto pelo próprio grupo - senhoras com idades entre 40 e 90 anos externaram a indignação com o tratamento que o idoso recebe da sociedade: desrespeito aos lugares reservado para o idoso no transporte público, os preços altos que superam as aposentadorias e o descaso. No encerramento, elas cantaram a música “Cabecinha no Ombro”, sucesso desde a década de 1950, do compositor carioca Paulo Borges, com gravações atuais de grandes nomes da MPB.

A Oficina de Memorias-Jogos de afeto trabalha com elementos do teatro como relação com o espaço, com o outro, com objetos de pequeno porte, como explica o ator e professor de Teatro Leandro Geraldo da Silva Acácio. Segundo ele, as aulas envolvem atividades de consciência corporal, alongamento, jogos teatrais e improvisação, a partir de episódios diversos inspirados nas memórias das participantes, na cultura popular brasileira, como provérbios e canções, e na cultura erudita. - See more at:

Dentre os materiais didáticos que ele utiliza estão músicas, bastões e tecidos, objetos pessoais das participantes tanto para o trabalho de corpo quanto para os jogos e improvisações. As atividades propostas visam trabalhar princípios básicos do teatro: presença, olhar e a consciência de si, do outro e do espaço.

Os encontros, segundo Leandro Acácio, que é mestre em Artes / Teatro pela Escola de Belas Artes da UFMG e professor de teatro nos Cursos Livres do Galpão Cine Horto, as atividades também são motivados por perguntas às participantes sobre suas brincadeiras preferidas na infância, o que mais gostam de fazer em casa, a relação com os filhos ou sobre o primeiro amor. “Nossas atividades acontecem num clima descontraído como foi a apresentação do grupo aberta à comunidade, regados a refrigerantes e salgadinhos”.

A cordenadora da Cáritas da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Camila Silva Xavier, explica que o Programa de Amparo à Pessoa Idosa- com a proposta de socialização, cidadania e promoção do envelhecimento ativo e saudável - é um dos quatro projetos desenvolvidos. A Paróquia junto a parceiros como o posto de saúde, empresas e universidades mantém ainda o Programa Caritas para Adolescentes, com o objetivo de promover a socialização, a cidadania e a formação para o trabalho; o Projeto Gestante Cidadã, que visa a promoção da saúde materna, infantil e concessão de um kit enxoval, e o Projeto Rotativo Solidário que busca incentivar a economia solidária, com geração de renda para a comunidade, promovendo a melhoria da qualidade de vida de seus participantes.

Fonte: Arquidiocese de Belo Horizonte

Dedo de Prosa Produções
Rua Riachuelo, 1452 - Sala 205
Bairro Padre Eustáquio
30720-060 - Belo Horizonte/MG



Telefone: (31) 3413-7507
dedodeprosa.tv@uol.com.br
@dedodeprosatv
facebook.com/programa.dedodeprosa