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Atividade física pode diminuir risco de doenças na terceira idade

 

A prática regular de atividade física na terceira idade, além de combater o sedentarismo, pode controlar e até mesmo evitar patologias. 

De acordo com a professora de educação física, Cinara Kulkamp, é muito importante que os idosos façam exercícios físicos com frequência. “Os benefícios da atividade física para os Idosos são inúmeros. As principais são melhora da flexibilidade, diminuição dos níveis do colesterol, diminuição do risco de doença cardiovascular, diminuição do risco de depressão, redução de risco de quedas. Além disso, melhora também a autoestima e o convívio social”, comenta a professora.

Maria Rubia de Souza, de 52 anos, participa de um grupo de atividades físicas no bairro onde mora. Ela conta que, das aproximadamente 20 alunas, ela é uma das mais novas. “A maioria das participantes são senhoras de 60, 70 anos. Todas adoram as aulas, realizamos todas as atividades, cada uma respeitando o próprio limite” conta.

Maria, assim como as colegas, já sentiu o efeito dos exercícios na saúde. “Eu sentia muitas dores nos joelhos e nas costas, depois que comecei a ir nas aulas, as dores pararam. Sem contar que hoje consigo fazer movimentos que antes não conseguia. Antigamente, subir uma escada por exemplo, era um terror, sentia muita dor. Hoje já subo praticamente correndo”, brinca.

A recomendação de atividade física durante o envelhecimento segue a mesma linha da população em geral. “Pode-se fazer exercícios aeróbicos, de fortalecimento muscular, de flexibilidade, de equilíbrio. Mas vale lembrar que os exercícios devem ser realizados dentro das limitações dos praticantes”, ressalta Cinara. Os exercícios devem ser sempre acompanhados por algum profissional da saúde.

“Ter um estilo de vida ativo é parte fundamental de um envelhecer com saúde e qualidade”, relembra a professora.

Fonte: Portal Satc

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