Voltar para a 1ª página
Sem honra para os idosos, não há futuro para os jovens

 

O Papa Francisco fez um alerta sobre a condição dos idosos hoje na sociedade, durante catequese realizada na última quarta-feira. Graças aos progressos da medicina, diz o Papa, a vida se alongou. No entanto, a sociedade não se organizou de maneira suficiente para acolher os idosos. “Eles são uma riqueza, não podem ser ignorados”, sublinha o Santo Padre.

O Pontífice cita seu predecessor, Bento XVI, que fez a seguinte ponderação: a qualidade de uma sociedade se julga também pelo modo como os idosos são tratados. “De fato, a atenção aos anciãos faz a diferença de uma civilização. Uma sociedade que os descarta, carrega consigo o vírus da morte”, acrescenta o Papa Francisco.

No Ocidente, os estudiosos consideram o século que vivemos como o século do envelhecimento: os filhos diminuem, os idosos aumentam. Para o Santo Padre, esta realidade nos interpela como um grande desafio, já que a cultura do lucro insiste em mostrar quem é mais velho como um peso. “Não se ousa dizer abertamente, mas os idosos são descartados! Isso é pecado. Há algo de vil nessa dependência à cultura do descartável.”O Pontífice citou o caso de uma idosa que conheceu ao visitar uma casa de repouso. A senhora não recebia a visita do filho há oito meses. “Isso é pecado mortal”, advertiu.

A Igreja, por sua vez, tem uma tradição de cuidar dos idosos e não pode e não quer se conformar a uma mentalidade de indiferença e desprezo em relação a eles. “Os anciãos são homens e mulheres, pais e mães que percorreram antes de nós a mesma estrada”. Diante dos idosos mais frágeis, marcados pela solidão e pela doença, o Papa questiona: “Daremos um passo atrás, os abandonaremos a seu destino?”. E conclui: “Uma sociedade onde a gratuidade e o afeto desinteressado vão desaparecendo é uma sociedade perversa. A Igreja, fiel à Palavra de Deus, não pode tolerar tais degenerações. Onde os idosos não são honrados, não há futuro para os jovens.” 

Fonte: Arquidiocese de Belo Horizonte

Dedo de Prosa Produções
Rua Riachuelo, 1452 - Sala 205
Bairro Padre Eustáquio
30720-060 - Belo Horizonte/MG



Telefone: (31) 3413-7507
dedodeprosa.tv@uol.com.br
@dedodeprosatv
facebook.com/programa.dedodeprosa