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Mitos e verdades sobre o sono

 

Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. O sono é uma fase tão importante quanto o estado de vigília (estar desperto). Dormir pouco pode acarretar doenças e diversos problemas.

Para esclarecer algumas dúvidas frequentes a respeito do repouso, o Dr. Geraldo Rizzo, neurologista especialista em Medicina do Sono da Associação Brasileira do Sono comentou alguns mitos e verdades acerca do assunto:

1) Tomar banho quente ou ler atraem o sono - Verdade

A leitura, se feita em horários de maior pressão do sono (após o almoço e a noite), é uma atividade monótona e passiva, que favorece a sonolência. O banho não muito quente relaxa e também contribui antes de dormir.

2) Com a idade, as pessoas dormem menos - Mito

As pessoas ao longo dos anos não dormem menos, dormem pior. O sono dos idosos é mais fragmentado e menos profundo. As fases do sono se tornam mais curtas, fazendo com que o indivíduo não só acorde mais durante a noite como também fracione o descanso. Na terceira idade também é natural uma redução do sono noturno e um aumento da necessidade de dormir no período da tarde.

3) Em dias chuvosos e frios temos mais sono - Verdade

A quantidade de luz influencia na produção do hormônio do sono, a melatonina. Em dias chuvosos, ficamos mais sonolentos pela baixa quantidade de luz. O frio é outro fator que tem influência nesse processo. Dormimos quando nossa temperatura cai, por isso é mais fácil dormir no inverno do que no verão.

4) Cochilar de dia prejudica o sono da noite - Mito

Cochilos de menos de uma hora depois do almoço ou à tarde são o suficiente para descansar sem atrapalhar o sono noturno. Para pessoas insones, os cochilos podem piorar a situação noturna.

5) Quem dorme pouco, engorda - Verdade

Durante o sono, produzimos dois hormônios: leptina e grelina. A privação de sono reduz a liberação de leptina, hormônio da saciedade, e libera mais grelina, hormônio da fome.

6) O sono pode ser recuperado no final de semana - Mito

Digamos que você pega um empréstimo no banco. Quanto mais tempo você demorar pra pagar, mais juros serão cobrados. Com o sono é a mesma coisa. Se você não dormiu durante a noite, o ideal é pagar o quanto antes essas horas. O que foi perdido deve ser recuperado no máximo em 24 horas e, mesmo assim, não será 100% reparador. O sono não é cumulativo. Portanto, dormir bastante nos finais de semana não minimiza os prejuízos causados pelas noites mal dormidas.

Fonte: ClickRbs

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