Voltar para a 1ª página
Treino funcional proporciona nova vida terceira idade

 

O envelhecimento é um fenômeno natural, e está habitualmente ligado à perda de força, queda da resistência, diminuição da coordenação e principalmente perda do domínio corporal. — O conforto da vida moderna contribui com tudo isto, sem contar a maturação física que, com o passar do tempo, impede que movimentos que antes eram corriqueiros passem a ser mais difíceis e menos explorados — salienta a educadora física Cris Centeno, da I9 Academia.

O treinamento funcional pode ser um verdadeiro parceiro dos idosos, pois visa desenvolver as qualidades físicas e movimentos básicos necessários no dia a dia, como força, resistência, equilíbrio, os atos de sentar e levantar, andar, correr, carregar, empurrar, puxar, etc.

— Mais do que ajudar quem está na terceira idade a manter a forma, o treino funcional é saúde e contribui para que quem esteja nesta fase seja capaz de realizar as atividades físicas que sempre realizou — completa.

Alguns alunos, como Aura Gonçalves, 71 anos, aumentam a qualidade de vida e são exemplo.
— Definitivamente não consigo imaginar meu dia a dia sem essa rotina de exercícios. E se por algum motivo não posso ir na academia ou correr, parece que meu corpo não funciona direito. Além dos treinos de corrida, faço ainda musculação, sh’bam, bodypump e bodybalance. Recomendo às pessoas que se movimentem, afinal nosso corpo é uma máquina perfeita e que não foi feita pra ficar parada — diz a senhora que já participou de duas maratonas.

Esta modalidade de treino diminui o risco de lesões, além de dar um preparo extra para o idoso subir escadas, se abaixar com facilidade, ou simplesmente jogar futebol com os amigos no final de semana. Desta forma, os praticantes de treinos funcionais se tornam capazes de manter suas rotinas tradicionais, desenvolvendo as atividades que sempre praticavam, mas com o chegar da idade sentiam dificuldade e, portanto, percebem grande melhora na sua qualidade de vida.

Fonte: Diário Catarinense

Dedo de Prosa Produções
Rua Riachuelo, 1452 - Sala 205
Bairro Padre Eustáquio
30720-060 - Belo Horizonte/MG



Telefone: (31) 3413-7507
dedodeprosa.tv@uol.com.br
@dedodeprosatv
facebook.com/programa.dedodeprosa