Voltar para a 1ª página
Idosos passam a ter mais lugares em ônibus a partir desta segunda

 

A partir desta segunda-feira (27), os usuários do transporte coletivo da região metropolitana de Belo Horizonte, com mais de 65 anos de idade, terão, como opção, o direito de transpor a roleta, de forma gratuita, e utilizar os assentos traseiros dos ônibus metropolitanos. Os idosos terão que adquirir o Cartão Ótimo-Sênior, implantado pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), para usufruir do benefício.

A medida deverá melhorar as condições de conforto, segurança e autonomia dos idosos, possibilitando o acesso a assentos disponíveis localizados na parte traseira do ônibus, sem prejuízo do direito à gratuidade. Para a transposição da roleta, o Cartão Ótimo – Senior, será o documento identificador do usuário idoso e deverá sempre ser apresentado juntamente com documento oficial original com foto. O embarque dos idosos, que utilizam o Cartão Ótimo-Sênior, permanecerá pela porta dianteira e o desembarque será pelas portas traseira ou central, como os demais passageiros.

Obtenção do Cartão

Para obtenção do Cartão Ótimo – Sênior, o usuário idoso deverá realizar o agendamento no Consórcio Ótimo, através do número (31) 3516-6000, e comparecer, na data, local e horário marcados, munido de comprovante de endereço (conta de luz, água ou telefone), emitidos nos últimos sessenta dias, e documento pessoal e oficial que faça prova de sua idade, ambos apresentados em cópias simples, acompanhadas dos respectivos originais, ou em cópias autenticadas em cartório.

O acesso a parte traseira dos ônibus metropolitanos não se aplica aos serviços seletivos e especiais, como os ônibus executivos, quando prestados paralelamente aos serviços regulares comerciais. Na falta do Cartão Ótimo – Sênior, o direito à gratuidade dos idosos permanecerá assegurado, desde que haja a apresentação de documento de identidade original, porém o desembarque terá que ser realizado pela porta da frente do veículo.

Intermunicipais

Outra medida, aprovada pelo Governo de Minas, que vai beneficiar os idosos com mais de 65 anos e pessoas portadoras de deficiência, e que será adotada a partir do dia primeiro de março deste ano, é o direito ao acesso gratuito a dois assentos, por viagem, no transporte intermunicipal de passageiros, conforme estabelecido na Lei 21.121, anunciada pelo governador Anastasia em 04 de janeiro.

Para usufruir desse direito, o beneficiário deverá comprovar renda individual inferior a dois salários mínimos. No caso de pleito em virtude de deficiência, o interessado deverá apresentar laudo médico-pericial emitido por profissional de saúde pertencente à entidade integrante do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: O Tempo

Dedo de Prosa Produções
Rua Riachuelo, 1452 - Sala 205
Bairro Padre Eustáquio
30720-060 - Belo Horizonte/MG



Telefone: (31) 3413-7507
dedodeprosa.tv@uol.com.br
Youtube Oficial
facebook.com/programa.dedodeprosa
facebook.com/encontronacionaldedodeprosa