Voltar para a 1ª página
Projeto 'Cartas do Bem' entrega presentes para idosos em Florianópolis

 

Dona Osvaldina teimava em não acreditar que o papai noel viria na tarde deste sábado. Tinha sido a promessa feita pelos alunos do curso superior de Tecnologia em Produção Publicitária da Univali (Universidade do Vale do Itajaí) de Florianópolis.

No final de outubro, os jovens estudantes percorreram os corredores da Casa de Idosos Irmão Erasto se oferecendo para levar os pedidos de cada um dos 56 moradores do lugar até o bom velhinho.

Entre os desejos estava um singelo vestido, um sapato confortável, um cachimbo para lembrar de tempos passados, um perfume para saciar a vaidade e até uma televisão entrou na lista. Dona Osvaldina, mesmo cética, pediu roupa e calçados novos.

Pois cada vontade dos idosos amparados pela Serte (Sociedade Espírita Ranchinho dos Trabalhadores do Espaço) se transformou em uma carta de natal.

A campanha, intitulada Cartas do Bem, chegou ao Facebook na metade de novembro e foi propagada no Jornal do Almoço, da RBS TV. Em três dias todas as cartas foram adotadas por pessoas capazes de doar o estimado presente.

Ele veio

Sábado era o dia marcado para a entrega. O refeitório estava preparado para receber o convidado especial. Tinha música, bolo e café. Seu Vicente da Fonseca até pediu para que a filha viesse buscá-lo mais tarde.

— Vai ter festa pra gente — explicou.

E o papai noel, acostumado a distribuir os pacotes na madrugada do dia 24 de dezembro, fez uma exceção e realmente apareceu. Foi muito aplaudido. Cada um dos moradores recebeu um afago carinhoso e seu embrulho esperado. Dona Osvaldina, com as esperanças renovadas, não segurou o sorriso ao abrir o seu presente.

— Ele veio mesmo — disse.

Exemplo

A ideia do Cartas do Bem surgiu na elaboração do trabalho de conclusão da disciplina de Produção Audiovisual do curso de Produção Publicitária da Univali. A ação social envolveu cerca de 25 alunos que criaram uma logo, produziram um vídeo institucional e atrairam apoiadores para levar os presentes até os idoso. A iniciativa piloto deu tão certo que deve retornar no próximo ano para atender outras instituições da Capital, garante uma das organizadoras, a aluna Patrícia Alves. Conheça mais em www.cartasdobem.com.br.

Fonte: Diário Catarinense

Dedo de Prosa Produções
Rua Riachuelo, 1452 - Sala 205
Bairro Padre Eustáquio
30720-060 - Belo Horizonte/MG



Telefone: (31) 3413-7507
dedodeprosa.tv@uol.com.br
@dedodeprosatv
facebook.com/programa.dedodeprosa