Voltar para a 1ª página
Empreendedor na terceira idade tem excelentes chances de sucesso.

 

Empreendedor na terceira idade tem excelentes chances de sucesso. Roberto Marinho, aos 60 anos, fundou a Rede Globo de televisão. Embora fosse jornalista e empresário, o negócio de televisão implicava altos investimentos em equipamento e talento e não havia garantia alguma de que o empreendimento iria para frente. Em menos de dez anos, sua emissora atingiu a liderança em audiência e em faturamento publicitário, e sua história se tornou inspiração para todos que, já de cabelos brancos, pensam em se lançar no mundo dos negócios.

Muitos dos que acalentam ideias desta natureza procuram o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). 'Em todas as palestras que eu faço, sempre no final tem alguém da terceira idade que diz ter a intenção de abrir uma empresa', diz o consultor Fábio Costa, do escritório regional do Sebrae no Grande ABC.

Os empreendedores de mais de 60 anos se dividem em dois grupos principais: os que já tiveram outros negócios, identificaram uma oportunidade e querem continuar a empreender. Há um segundo grupo, formado por aqueles que nunca tiveram um negócio, mas que sempre sonharam com isso e, depois de aposentar, passam a ter tempo e capital para montar uma firma.

'O principal diferencial do empreendedor de 60 anos é o seu comprometimento com o projeto, que costuma ser muito maior do que o demonstrado pelas pessoas de 30 ou 40', diz Costa. 'Quando eles são permeáveis aos conceitos que passamos para eles e aderem às orientações, eles as levam adiante com muita disciplina e acabam por obter resultados melhores.'

IMPERMEÁVEL

Entretanto, Costa adverte que há muita teimosia entre os clientes da terceira idade. 'Muitos são muito resistentes a aceitar que o mundo em torno deles mudou e isso pode compromenter todo o projeto de uma nova empresa ou a recuperação de uma que já existe', observa.

Dedo de Prosa Produções
Rua Riachuelo, 1452 - Sala 205
Bairro Padre Eustáquio
30720-060 - Belo Horizonte/MG



Telefone: (31) 3413-7507
dedodeprosa.tv@uol.com.br
Youtube Oficial
facebook.com/programa.dedodeprosa
facebook.com/encontronacionaldedodeprosa