Voltar para a 1ª página
Semana do Idoso

 

Até o dia 15 de junho, o Canal Minas Saúde se une a vários órgãos – como a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), para a divulgação da Semana do Idoso. Trata-se de uma série de ações de promoção à saúde e cidadania em Minas Gerais, em sintonia com a campanha Rompendo o Silêncio. Neste ano, o tema visa sensibilizar a população a respeito da questão da violência contra o idoso no ambiente intrafamiliar.

Em função disso, o Canal Minas Saúde exibirá um programa especial ao vivo sobre este assunto no dia 13 de junho, às 14h, conforme explica o diretor administrativo do Canal Minas Saúde, Onofre Marques. “O programa é um somatório de esforços em relação ao enfrentamento da violência contra o idoso, bem como um panorama da mais variadas ações presentes no Estado que garanta bem-estar para a população acima de 60 anos”.

Onofre conta ainda que o programa abordará a situação da violência contra o idoso, contextualizando com a questão social. “Vamos falar sobre a questão da violência contra o idoso nas suas mais diferentes formas e apresentar uma perspectiva para os próximos anos. Querendo ou não, envelhecer é um processo inerente e, como tudo na vida, deve ser preparado de maneira que possa a garantir qualidade de vida e dignidade”.

Além disso, durante toda a semana, o Canal Minas Saúde exibirá, durante a programação, pílulas informativas a respeito desta temática e vídeos sobre a questão da saúde do idoso. Já no portal e nas redes sociais do Canal o público irá conferir uma série de matérias, dicas e videocats.  

Envelhecer

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 20 anos, a população de idosos no Brasil praticamente dobrou. São, aproximadamente, 23 milhões de brasileiros com mais de 65 anos, o que equivale a 10% nossa população. E a expectativa é que esse número cresça ainda mais. Uma estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que até o ano de 2025, a população idosa no Brasil crescerá 16 vezes, contra cinco vezes da população total. Isso classifica o país como a sexta população do mundo em idosos, correspondendo a mais de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade.

Com 2,6 milhões de idosos, atualmente Minas Gerais é o segundo estado brasileiro com o maior número de pessoas com mais de 60 anos, atrás somente de São Paulo. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad), divulgadas no segundo semestre de 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por conta deste crescimento, se faz necessário propor ações para que a população envelheça de forma saudável e sem violência. De acordo com o balanço do Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19), em 2012, das 1.192 manifestações de crimes contra idosos recebidas pelo número telefônico, 63,8% corresponderam a maus-tratos familiares. Os cinco primeiros meses deste ano seguem o mesmo caminho do ano anterior: de janeiro a maio, das 636 denúncias envolvendo idosos, 61,4% foram de maus-tratos familiares.

Para o coordenador da Coordenadoria Especial de Políticas para Idosos do Governo de Minas (Cepid), Felipe Willer, a proposta da campanha é, justamente, sensibilizar a população a respeito dos números de denuncias de violência contra o idoso, uma vez que o Brasil está envelhecendo. “A campanha Rompendo o Silêncio está na sua terceira edição e a ideia deste ano visa levantar o debate em torno da violência intrafamiliar contra o idoso que é subnotificada e pouco debatida”.

Ainda, Willer comenta sobre a importância desta parceria com o Canal Minas Saúde. “Sem dúvida, é um grande parceiro nesta campanha, seja ajudando na divulgação das questões relacionadas à saúde do idoso, seja sensibilizando a sociedade de uma maneira geral a respeito do enfrentamento da violência contra o idoso. Por mais trágico que possa parecer, é dentro de casa, no ambiente familiar, que o idoso é agredido de forma física ou psicológica”.

por Wander Veroni do Canal Minas Saúde

Dedo de Prosa Produções
Rua Riachuelo, 1452 - Sala 205
Bairro Padre Eustáquio
30720-060 - Belo Horizonte/MG



Telefone: (31) 3413-7507
dedodeprosa.tv@uol.com.br
@dedodeprosatv
facebook.com/programa.dedodeprosa