Voltar para a 1ª página
Aposentado de Jacareí cria aparelho caseiro para recuperar esposa de AVC

 

Após 50 anos de casamento, o aposentado Germano Hercht, de 76 anos, fez uma declaração de amor e dedicação à sua mulher, Imgart Hecht , de 77 anos, que sofreu há dois anos um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que comprometeu suas pernas e fala.

Para evitar a viagem diária ao centro de fisioterapia, que era motivo de reclamação e tristeza da companheira, ele criou uma 'bicicleta ergométrica caseira', que garante exercícios diários dentro da própria casa na zona rural de Jacareí, no interior de São Paulo.

“O estado emocional dela se desequilibrava toda vez que a gente tinha que ir para a fisioterapia, com isso não queria que ela sofresse outro problema nem que ficasse parada. Por isso tive a idéia de montar um aparelho para ela se locomover”, disse Germano, que tem cinco filhos, três netos e sete bisnetos com Imgart. 'Quando casamos, falamos para o padre que seria na saúde e na doença; vou seguir o que eu disse'.

Aparelho

Formado por dois pedais, o equipamento é alimentado por corrente elétrica e o motor força as pernas a pedalar. Segundo ele, o aparelho estimula a circulação do sangue, o que faz com que a articulação não atrofie. “Eu já tinha algumas ferramentas guardadas e criei a ergométrica com um estilo rústico, feito para a medida dela”, disse o aposentado, que não calculou quanto gastou no aparelho.

Segundo ele, a saúde física da esposa melhorou depois do equipamento. “Ela melhorou. O pé, que estava paralisado e inchava muito, agora não está mais”, disse. Além do auxílio do marido, a dona de casa recebe a ajuda dos profissionais da saúde de Jacareí.

Avaliação

O sucesso da invenção do aposentado é comprovado até por especialistas na área. A fisioterapeuta Priscila Moreira de Moura, que acompanha o tratamento de Imgart, disse que a idéia de Germano foi excelente. “A adaptação é ótima, tudo bem pensado, inclusive, a distância dos pedais. Ela não tinha movimento na perna direita e agora ela tem leves movimentos e a perna já tem mobilidade”, disse.

Fonte: G1

Dedo de Prosa Produções
Rua Riachuelo, 1452 - Sala 205
Bairro Padre Eustáquio
30720-060 - Belo Horizonte/MG



Telefone: (31) 3413-7507
dedodeprosa.tv@uol.com.br
@dedodeprosatv
facebook.com/programa.dedodeprosa