Voltar para a 1ª página
Para moradores de Platina, SP, vida no campo segredo da longevidade

 

A simplicidade de lidar com a terra e com os animais pode ser o segredo da longevidade e da vida saudável para dois moradores da zona rural de Platina (SP), na região de Assis (SP). Exemplo de saúde e disposição, Alcir Nogueira dos Santos cuida de todo o serviço de um sítio sozinho e cumpre a mesma rotina há mais de 50 anos. “Trabalho na roça desde os oito anos de idade e, se eu ficar em casa, fico nervoso”, conta o idoso, com impressionante lucidez aos 93 anos.

E parece que toda essa energia é de família: além de Alcir, o primo e vizinho, Celso Nogueira, também mostra disposição na terceira idade. Com 78 anos, ele mantém até hoje no sítio onde mora um engenho movido a cavalo - herança do pai - e outros utensílios “à moda antiga”. 

Segundo o Sérgio Nogueira, filho de Celso, é possível manter um meio termo entre a tecnologia e a tradição. “É preciso manter os costumes. Enquanto a gente puder mexer nesses equipamentos, vai mexer. É uma tradição de pai, de mãe, de avô, do primo de 93 anos, é possível conservar”, conta.

Segredos

Para quem quer saber o segredo destes dois idosos com energia de meninos, eles dizem que não existe mistério. A vida saudável e o gosto pelo campo são os responsáveis pela boa saúde. “Eu nunca bebi, nunca fumei. É isso que prejudica as pessoas, mas sempre tive o costume de trabalhar”, conta Alcir. Mesmo com idade avançada, Celso não pensa em parar de trabalhar. “Nós ainda temos força e energia. Não como quanto éramos jovens, é claro, mas, enquanto eu puder fazer, eu vou fazer”, afirma.

Fonte: G1

Dedo de Prosa Produções
Rua Riachuelo, 1452 - Sala 205
Bairro Padre Eustáquio
30720-060 - Belo Horizonte/MG



Telefone: (31) 3413-7507
dedodeprosa.tv@uol.com.br
@dedodeprosatv
facebook.com/programa.dedodeprosa