Voltar para a 1ª página
Descubra como chegar terceira idade com o sorriso bonito

 

Hoje, a odontologia ampliou possibilidades de preservar dentes íntegros por toda a vida. Com o conceito de prevenção difundido, a evolução das escovas, dos tipos de fio dental e dos limpadores de língua, mais e mais pessoas conseguem preservar a saúde bucal até a terceira idade.

A partir de 60 anos, as visitas ao dentista precisam ser mais frequentes, especialmente nos casos associados com problemas de saúde, consumo excessivo de remédios que ressecam a boca e existência de próteses extensas. “Cumprir os prazos de retorno estipulados pelo dentista é ajuda a prevenir complicações mais comuns desta fase da vida e contribuem para a saúde e bem-estar do paciente”, diz o cirurgião-dentista Rodrigo Bueno de Moraes, consultor da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

Dentre os problemas mais comuns que aparecem na terceira idade, estão as perdas dentárias causadas por cáries e doença periodontal (das gengivas). Também merecem destaque as lesões bucais, incluindo as que podem se tornar um câncer e os próprios registros de câncer de boca si. Segundo Rodrigo, a má oclusão também é um problema que tende a se acentuar com os anos e justifica o aumento nos números de tratamentos de ortodontia em adultos, independente da faixa etária.

Adeus à dentadura

Existem no mercado implantes e os mais variados materiais restauradores que servem para ampliar a gama de possibilidades de reparo dos dentes em situação de comprometimento. Assim, a velha dentadura vai dando espaço a soluções mais modernas e de melhor adaptação para os pacientes. Algumas pessoas conseguem se adaptar mais rápido e até mesmo de forma mais longeva com a dentadura comum, mas em alguns casos, ela pode se tornar um transtorno.

No caso de quem tem diabetes, por exemplo, os efeitos de boca seca são mais intensos e tornam quase insuportável o convívio com dentaduras pela ausência da saliva. “O uso de saliva artificial, o controle médico do açúcar no sangue e uma readaptação da prótese total podem ajudar a melhorar a relação do paciente com sua dentadura”, indica Moraes.

Para atenuar esses efeitos de vez e dar aos pacientes uma vida mais confortável e prazerosa, a dentadura fixa sobre implante está se mostrando a melhor opção. Ela também pode ser colocada em idosos, desde que tenha condição de saúde e disponibilidade de osso compatível com esse objetivo. “Posso assegurar que as velhas dentaduras se tornarão cada vez menos frequentes na terceira idade, graças ao aprimoramento técnico e científico da odontologia”, afirma.

Dicas para chegar à terceira idade com o sorriso bonito

- Visitas periódicas ao dentista
- Higiene Bucal com escovas adequadas
- Uso de substâncias bucais prescritas
- Consumo adequado de água
- Evitar alimentos doces, bebidas alcoólicas, cigarro e outros excessos
- Apresentar ao seu dentista o médico responsável por sua saúde e disponibilizar seus contatos

 

Fonte: Saude Terra

Dedo de Prosa Produções
Rua Riachuelo, 1452 - Sala 205
Bairro Padre Eustáquio
30720-060 - Belo Horizonte/MG



Telefone: (31) 3413-7507
dedodeprosa.tv@uol.com.br
@dedodeprosatv
facebook.com/programa.dedodeprosa