Voltar para a 1ª página
Menopausa da mulher pode influenciar na fertilidade de sua filha

 

Um estudo realizado pela Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, mostrou que a fertilidade de uma mulher esta relacionada ao período em que sua mãe entrou na menopausa. A pesquisa avaliou 527 mulheres com idades entre 20 e 40 anos e concluiu que aquelas cujas mães entraram no climatério precocemente (antes dos 45 anos) tinham menos óvulos.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram a reserva ovariana das voluntárias. Os resultados mostraram que houve uma queda no nível de hormônio anti-mülerriano e na contagem de folículos antrais em mulheres cujas mães tiveram menopausa precoce. “O histórico familiar é sempre muito importante para avaliarmos o risco de alguma doença em qualquer pessoa, por isso é prudente as mulheres estarem atentas a sua reserva ovariana”, esclarece o Dr. Alfonso Massaguer, ginecologista e obstetra.

O especialista afirma ainda que a idade é o principal fator que pode comprometer a qualidade dos óvulos, mas a parte genética também tem grande peso. Por isso, se sua mãe entrou no climatério antes dos 45 anos, não se esqueça de realizar exames que definam o estado e o potencial dos seus ovários periodicamente, assim, quando você desejar engravidar, estará livre de sustos. “Estas informações ajudarão as mulheres a definirem melhor o seu futuro reprodutivo, como em que momento engravidar ou congelar os óvulos', conclui o Dr. Alfonso.

Fonte: corpo a corpo

Dedo de Prosa Produções
Rua Riachuelo, 1452 - Sala 205
Bairro Padre Eustáquio
30720-060 - Belo Horizonte/MG



Telefone: (31) 3413-7507
dedodeprosa.tv@uol.com.br
@dedodeprosatv
facebook.com/programa.dedodeprosa