Voltar para a 1ª página
Centro 'Dia do Idoso' inaugurado em Itapeva, SP

 

Nesta sexta-feira (14) foi inaugurado o Centro ‘Dia do Idoso’ em Itapeva (SP). A unidade funciona no bairro Morada do Sol como uma espécie de ‘creche’ para pessoas da terceira idade.

O Centro vai acolher idosos que não têm com quem ficar durante o período diurno. O serviço vai funcionar das 8h às 16h, de segunda à sexta-feira, exceto em feriados. A unidade do projeto Quero Vida, Vida Sempre, da Secretaria Municipal de Ação Social de Itapeva, foi criado por meio de parceria entre a prefeitura e o governo do estado.

Os idosos em situação de semidependência, devem ser cadastrados na assistência social e passar por uma avaliação. De acordo com a coordenadora do centro, Kátia Gonçalves, para cada pessoa cadastrada, uma equipe vai até a residência da família para avalia se o idoso preenche os requisitos para frequentar a casa.

Atualmente, a unidade está atendendo oito idosos, mas a casa tem capacidade para 25 pessoas entre homens e mulheres. Segundo a responsável pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Elizabeth do Rossio Minail Santos, a expectativa é que até o segundo semestre de 2013, o centro esteja funcionando com capacidade total. “Pretendemos fazer uma parceria com a Secretaria de Obras para uma ampliação e atender toda a demanda”, diz.

Durante o período de permanência na casa, os idosos vão receber uma série de cuidados, que começam com a alimentação. Legumes, frutas e verduras fornecidos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) irão reforçar o cardápio elaborado para a faixa etária. Além disso, os medicamentos serão ministrados, conforme a orientação médica aos usuários. “Os medicamentos deverão ser enviados pelos familiares, sempre que houver necessidade de serem ministrados. O agendamento e atendimentos médicos, psicológicos e odontológicos serão de responsabilidade da família. Eventuais situações de emergência durante o período de permanência do idoso no Serviço serão encaminhadas a serviços de Pronto Atendimento da Rede Pública de Saúde local”, diz o secretário municipal de Ação Social Luciano de Oliveira.

A equipe do ‘Dia do Idoso’ é composta por onze funcionários. Ainda segundo o secretário Oliveira, uma parceria com a Secretaria Municipal de Esportes disponibilizaram monitores para elaborar programas de exercícios para os idosos, que também terão à sua disposição cuidados com higiene pessoal, lazer, cultura e recreação, em atendimento integral.

Além das atividades de socialização, serão realizadas atividades educativas e de acompanhamento com as famílias, com reuniões mensais que ofereçam o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.

Fonte: g1.globo.com

Dedo de Prosa Produções
Rua Riachuelo, 1452 - Sala 205
Bairro Padre Eustáquio
30720-060 - Belo Horizonte/MG



Telefone: (31) 3413-7507
dedodeprosa.tv@uol.com.br
@dedodeprosatv
facebook.com/programa.dedodeprosa